Pular para o conteúdo principal

PARCEIROS DO JAGUARI




A adolescente boia em descanso após atravessar o rio a nado. Esquadrinha o céu límpido à procura de nuvens naquele início de tarde. A água tépida de verão lhe acaricia o dorso.
 – Vem, Luti, vem!
Convida o enorme cão preto – porte indicando alguma nobreza – que se mantém inabalável, olhos fixos no rio. Ele está com preguiça hoje, ela pensa. Vira momentaneamente o rosto para a margem, vê o cachorro levantar uma das patas dianteiras em direção às orelhas. Espantando as moscas, imagina. Ele era assim, feito gente, cheio de manias, aquele seu companheiro. Não pode contar com o Luti hoje.
A mocinha flutua no rio, íntima dele desde a infância. Distraída, embala-se nas águas, o corpo inicia um giro, alheio ao seu comando. No começo, devagar, depois, o ritmo aumenta, levando-a para outra parte onde o cálido é substituído pelo frio. O choque térmico lhe aguça os sentidos, percebe a água em círculos sob ela, a aragem, seguida de um farfalhar; a lembrança de frio percorrendo o corpo quente até há pouco. Seus olhos, cegados pela claridade abrem-se para a sombra inesperada. Busca o azul, só encontra réstias do sol, filtradas pela copa densa das árvores, que parecem girar.
                Ela leva um susto ao avistar o paredão verde se precipitando no rio. Está no temível poço do sumidouro, reconhece. É arrastada para a margem onde o mato sai direto do rio, borda íngreme, se esparramando morro acima, quase na vertical. Instintivamente respira pela boca. Antes que consiga nadar, vislumbra num átimo o tronco caído. Sente a pancada na fronte, o líquido penetra-lhe pelo nariz, invade os pulmões, numa ardência  insuportável.
                Submerge.
                Na semi-inconsciência percebe um clarão, está na pracinha da cidade, árvores frondosas por companhia. O vento levanta-lhe os cabelos cacheados, o brinquedo rodando, rodando, seu cão correndo ao redor, o sol lhe queimando as bochechas, a coroa de cabelos dourados em volta do rosto. Ouve a própria voz, em eco:       
– Mais rápido, mais rápido! Os risos do parque se distanciam.
Paira.
Entre ela e as árvores, agora a cortina líquida, turva, o peito estufado, o ardido na garganta. A sensação de asfixia sob água causa grande pressão nos ouvidos. Não quer ficar ali. Tenta nadar, as pernas, musculatura rígida, impotentes, não lhe obedecem.   Move os braços devagar, arrisca descer ao fundo interminável. Precisa de um impulso para subir à tona. O peito queima na descida, descobre um tronco sobre o leito do rio, assustador.
Reúne forças num impulso, irrompe à superfície, o ar lhe enche os pulmões, busca caminho entre a água que lhe atrapalha o respirar. Debate-se no rodopio das águas, como que esquecida do nadar, sabedoria desde criancinha. É puxada novamente ao fundo. Está no poço do redemoinho. Luta por subir, resta-lhe pouco ar.
Anseia por viver, apenas. Tem intimidade com o rio. Só mais um impulso, suplica. Vê a luz surgindo. Coordena os braços em pá. Ainda submersa, esbarra no cachorro que lhe arranha as costas, tenta arrastá-la. É o Luti. Estende os braços cansados sobre o dorso do amigo. A água agora morna. Escapara finalmente do sumidouro. Bate as pernas devagar apoiada no cão, busca um local além da ribanceira, onde possa alcançar a terra.
Sobe ofegante até um platô, atira-se sobre a cama de folhas que lhe grudam no corpo. Assim, extenuada, aconchega-se ao amigo; sente o coração dele acelerado. Ouve o murmúrio costumeiro das águas mansas do rio Jaguari, seu berço de toda uma vida. Deixa as lágrimas escorrerem, lhe aquecendo a face. O cão uiva baixinho, a cada soluço dela, num diálogo inteligível somente a eles, parceiros de longa data.

Comentários

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui sua opinião sobre o texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.

Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009 Literatura - Dicas para novos autores Autor: PauloLeandroValoto "Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas. Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber: - Como faço? - Como é isso? - O que é métrica? - Como metrifico os versos de meus poemas? - Quero fazer um tambem. - Me explique como fazer. Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados. Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras fo

As greves do ABC paulista no final da década de 1970 e anos iniciais da década de 1980, vistas pelas lentes da fotografia engajada

          Toda imagem tem razão de ser: exprime e comunica sentidos. Carrega valores simbólicos; cumpre função religiosa, política, ideológica; presta-se a usos pedagógicos, litúrgicos e até mágicos.     Cartaz pela anistia que a polícia mandou retirar.  São Paulo, SP - 06/12/1978  Crédito: Ricardo Malta/N Imagem O processo que dá origem à fotografia se desenrola num momento histórico específico, em determinado contexto econômico, social, político, estético, religioso, que se configura no instante do registro. Culto ecumênico em memória de líder de sindicato rural assassinado  em Conceição do Araguaia, Pará. 1980. Foto de Juca Martins.  Copyright: Olhar Imagem   Mulher lavando roupa na favela Malvina. Macapá. Amapá. 1983.   Foto de Joao Roberto Ripper.   Copyright :Olhar imagem   Manifestação do Movimento Contra a Carestia. Praça da Sé. SP. 27.08.1978  Foto de Juca Martins.   Copyright: Olhar Imagem Movimento contra carestia, Praça da Sé, São Paulo. 27/08/1980  Crédito: Ricardo