Pular para o conteúdo principal

É preciso ter fé

Existem diversos assuntos com os quais todos nós, em alguma medida, temos dificuldade de lidar. A lista é longa, mas se nos pedissem para reduzi-la a um mero item, creio que escolheríamos a dificuldade de lidar com a morte.

            O máximo de avanço que conseguimos em relação à morte é um misto de medo ou fingida indiferença. Por mais firmes que sejam as nossas convicções _ na prática, são esboços de convencimentos para nos mesmos _ basta uma dor mais aguda que a habitual ou um nódulo mínimo apontado por uma ressonância magnética, para disparar o alarme. Temos pavor de morrer, ninguém está imune a esse sentimento.  A tecnologia médica não nos serve nessa hora. A ciência pode nos dar respostas técnicas, mas não possui remédio que desate o nó que o horror da morte põe na nossa garganta. O que se quer mesmo é buscar sentido para a vida, uma explicação que nos atenue o medo de sermos apenas uma tabela periódica ambulante, como uma pedra a mais a vagar pelo cosmo. Essa dimensão espiritual, só é encontrada na crença religiosa, como nos diz o filósofo Luiz Felipe Pondé.
            O consolo vem da fé em Deus. Com todo o respeito aos céticos, é melhor acreditar em Deus do que crer em uma bobagem qualquer, numa teoria materialista ou até acreditar em si próprio. Esse último, o máximo da vaidade, da confiança na nossa potência, do otimismo exacerbado, que nos distancia daqueles que julgamos mais fracos que nós.

             Qualquer alternativa ao Divino explica, explica, mas não nos justifica enquanto seres pensantes, perdidos num cantinho da via láctea. Mesmo admitindo a possibilidade de termos companhia no universo, gostamos de acalentar a esperança de sermos os únicos privilegiados com o mistério da vida inteligente e a ciência não nos basta. Ela não diminui a nossa solidão.

            Estamos vivendo um momento em que a tecnologia se dispõe a prolongar a vida. Ela, contudo, não nos fará mais bondosos, mais compassivos com as mazelas alheias. O sofrimento físico, que de certa forma nos faz mais próximos, companheiros de jornada, uma vez controlado pela tecnologia, não extirpa outras espécies de padecimento. Nossas angústias, nossas dúvidas, continuarão dentro de nós em busca de um sentido que a fé nos dá.
            Os progressos da humanidade dependem da crença, sim, mas também da nossa capacidade de realimentá-la, renová-la, de duvidar dela, até. A fé pode ser imutável. Nosso olhar atento, contudo, é imprescindível, a fim de que não voltemos a se apaixonar demais por nossas potências e nos desumanizemos sem perceber.

Comentários

  1. É Rackel, você tem razão: vivemos um tempo em que foi-nos retirada toda substância, ou melhor, em nome de uma racionalidade esmiuçamos tudo, colocamos sobre tudo a luz da nossa razão trôpega e matamos a magia, a pureza, o contato inocente com as coisas. Reiventarmos-nos é preciso, viver não é preciso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui sua opinião sobre o texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.

Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009 Literatura - Dicas para novos autores Autor: PauloLeandroValoto "Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas. Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber: - Como faço? - Como é isso? - O que é métrica? - Como metrifico os versos de meus poemas? - Quero fazer um tambem. - Me explique como fazer. Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados. Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras fo

As greves do ABC paulista no final da década de 1970 e anos iniciais da década de 1980, vistas pelas lentes da fotografia engajada

          Toda imagem tem razão de ser: exprime e comunica sentidos. Carrega valores simbólicos; cumpre função religiosa, política, ideológica; presta-se a usos pedagógicos, litúrgicos e até mágicos.     Cartaz pela anistia que a polícia mandou retirar.  São Paulo, SP - 06/12/1978  Crédito: Ricardo Malta/N Imagem O processo que dá origem à fotografia se desenrola num momento histórico específico, em determinado contexto econômico, social, político, estético, religioso, que se configura no instante do registro. Culto ecumênico em memória de líder de sindicato rural assassinado  em Conceição do Araguaia, Pará. 1980. Foto de Juca Martins.  Copyright: Olhar Imagem   Mulher lavando roupa na favela Malvina. Macapá. Amapá. 1983.   Foto de Joao Roberto Ripper.   Copyright :Olhar imagem   Manifestação do Movimento Contra a Carestia. Praça da Sé. SP. 27.08.1978  Foto de Juca Martins.   Copyright: Olhar Imagem Movimento contra carestia, Praça da Sé, São Paulo. 27/08/1980  Crédito: Ricardo