Pular para o conteúdo principal

Profissões que não escolhemos



            O filme “O primeiro ano do resto de nossas vidas”, de 1985, discute as incertezas de um grupo de jovens recém-formados em relação ao futuro profissional:  
             “Quer saber qual a profissão ideal para você? Descubra algo que faria de graça para o resto da vida e ganhe dinheiro com isso” — diz um dos personagens, traduzindo o espírito dos anos oitenta, do qual os Steve Jobs e Bill Gates da vida são notórios representantes. Aparentemente um bordão como esse serve para relativizar tudo. Quando ao trabalho nos dá prazer, canalizamos para ele com uma vontade que beira o entretenimento; dedicação e disciplina, duas palavrinhas que, não raro, tem conotação de castigo para muitos de nós.
            Viver da nossa vocação é uma tarefa arriscada. No auge da juventude, o que parece supérfluo e ambicioso a olhos alheios, para o obstinado é uma necessidade, orgânica até, que o faz concentrar-se no seu objetivo em si, sem que o foco da remuneração o persiga. Com o tempo, percebemos que nem sempre, fazer o que se gosta é sinônimo de sucesso profissional e, principalmente, que sendo bom no que faz, vá ganhar rios de dinheiro.
            Quando somos convocados a escolher que caminhos trilhar, ante a constatação de que um único grande sonho não preenche uma existência, cabe-nos diferenciar a necessidade pura e simples de prover a subsistência; das implicações que acrescentamos à nossa vida por vontade própria. Há uma série de desejos periféricos, camuflados, sem os quais percebemos que não podemos viver. Latentes, elas afloraram querendo furar a fila dos desejos inadiáveis.  Para abraçar uma profissão que não escolheríamos se tivéssemos outra opção, precisamos ser sinceros conosco mesmos para admitir que outras facetas da nossa vida, adquiriram importância não percebida no começo, sobrepujadas que foram pelo objetivo principal. A ânsia por autonomia é uma delas. Principalmente, se toda a dedicação e disciplina que até então reservamos àquela que cremos ser a nossa vocação mais se assemelhou a murro em ponta de faca. Inclusive, pela constatação honesta de que não tínhamos o talento que julgávamos possuir.
            Não vale a pena nos tornarmos mesquinhos, enrijecidos em nossas profissões, exercendo-as como se fosse um fardo, compartimentadas, desligadas da vida.            Geralmente essa postura se traduz numa atitude defensiva e de desprezo, como recurso para isolar-se das pessoas com quem convivemos e firmar status-quo.  
Quem nos garante que temos uma posição? Nossas profissões são duras, cheias de contradição que nos afetam e as queixas um dia aparecem. E quando elas vêm, não há tranqüilidade. Resta-nos ponderar se todas as profissões não são assim, cheias de exigências, cheias de animosidade contra o indivíduo, repletas do ódio daqueles que se conformaram, resignados e rabugentos com sua obrigação insossa. Se o cargo que ocupamos é um espaço a ocupar, cheio de convenções, preconceitos e enganos a enfrentar; há o mesmo nível de exigência em todas as profissões. Há algumas que proporcionam uma liberdade maior, mas não há nenhuma que seja ampla e espaçosa, que se relacione com as grandes coisas de que a verdadeira vida é constituída.
            A solidão premeditada também é ela própria, um trabalho, um cargo e uma profissão. Quando optamos pela solidão interior, isso seria sentido em qualquer trabalho. Quando sentimos o que acontece do lado de fora da nossa vida, ao final de um dia pleno de acontecimentos, qualquer cargo se desprende de nós como um peso morto, por mais que nos encontremos no meio da vida em plenitude. Tal sentimento opressor ocorreria conosco mesmo que procurássemos um contato com a sociedade, ainda que superficial. É resultado de evitarmos a comunhão entre nós e os que estão ao nosso redor. Não é um privilégio dos solitários por opção. É assim em toda parte. Podemos procurar a proximidade daquilo que não nos abandona. Da natureza e dos animais, por exemplo, plena de acontecimentos em que se pode tomar parte, de pensar acerca da própria vida frente às ambições da juventude. 
            Tudo de palpável e delimitado que hoje faz parte da nossa vida, ganha seriedade e necessidade. O fantasma do fracasso requisita atenção independente e de tempos em tempos nos põem diante de dúvidas recônditas. Para isso, busquemos um distanciamento que nos permita ver a realidade além dos pensamentos que possamos ter alimentado, presos a um sonho supostamente irrealizado. De que nos serve uma lucidez aberrante a não ser para que fujamos do trabalho de equacionar nossas perdas e ganhos e não nos oferecer nenhuma resposta?   Podemos ter perdido a oportunidade de virar a página e perceber a verdadeira dimensão dos projetos que efetivamos, dos nossos dons explorados e do tempo, que se encarregou de tirar do nosso rosto o olhar de desdém e de tédio, daqueles que realmente fracassam: Os que se agarram a uma única opção e não usam a sua inteligência e lucidez para se transformar, mudar de rota, quando a maturidade lhes indica o desvanecer dos sonhos.     

Comentários

  1. It CNC machining must be electrically insulating whereas also capable of to} withstand sudden, drastic swings in temperature. The researchers used a printable, glass-ceramic materials that displays these properties, identified as|often identified as} Vitrolite. Fused Deposition Modeling is a common process for early stage prototypes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui sua opinião sobre o texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.

Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009 Literatura - Dicas para novos autores Autor: PauloLeandroValoto "Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas. Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber: - Como faço? - Como é isso? - O que é métrica? - Como metrifico os versos de meus poemas? - Quero fazer um tambem. - Me explique como fazer. Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados. Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras fo

As greves do ABC paulista no final da década de 1970 e anos iniciais da década de 1980, vistas pelas lentes da fotografia engajada

          Toda imagem tem razão de ser: exprime e comunica sentidos. Carrega valores simbólicos; cumpre função religiosa, política, ideológica; presta-se a usos pedagógicos, litúrgicos e até mágicos.     Cartaz pela anistia que a polícia mandou retirar.  São Paulo, SP - 06/12/1978  Crédito: Ricardo Malta/N Imagem O processo que dá origem à fotografia se desenrola num momento histórico específico, em determinado contexto econômico, social, político, estético, religioso, que se configura no instante do registro. Culto ecumênico em memória de líder de sindicato rural assassinado  em Conceição do Araguaia, Pará. 1980. Foto de Juca Martins.  Copyright: Olhar Imagem   Mulher lavando roupa na favela Malvina. Macapá. Amapá. 1983.   Foto de Joao Roberto Ripper.   Copyright :Olhar imagem   Manifestação do Movimento Contra a Carestia. Praça da Sé. SP. 27.08.1978  Foto de Juca Martins.   Copyright: Olhar Imagem Movimento contra carestia, Praça da Sé, São Paulo. 27/08/1980  Crédito: Ricardo