Pular para o conteúdo principal

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.


Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009

Literatura - Dicas para novos autores
Autor: PauloLeandroValoto

"Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas.
Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber:
- Como faço?
- Como é isso?
- O que é métrica?
- Como metrifico os versos de meus poemas?
- Quero fazer um tambem.
- Me explique como fazer.
Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados.
Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema.
- A métrica no poema:
Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras formando um som único. Esta contagem é feita de maneira auditiva, diferente da contagem gramatical que se considera na escrita gráfica.
Na contagem das sílabas poéticas as palavras são ligadas uma ás outras mais intimamente, conferindo ao texto, o ritmo desejado e a melodia que o poeta quer produzir. Em função do ritmo e da melodia, pode-se, poéticamente escrevendo, reduzir ou alongar as sílabas e o verso.
Ás vezes, o poeta escreve falando baixinho, somente para ele mesmo, para ouvir o tom, a melodia e a tenacidade das palavras que ele está escrevendo.
Uma vez metrificado todos os versos de um poema, ele passa ter o mesmo ritmo de melodia do seu inicio até o seu fim.
Para compor uma musica, o compositor tem que 'bater' ou tocar no instrumento musical para ouvir o tom da melodia e, de acordo com a tenacidade e o tom, ele escreve a letra ou enquadra a poesia ao ritmo que ele deseja para a musica. 'Batendo' no instrumento musical (um piano, ou um violão, ou uma guitarra, por exemplo) ele define em que tom a melodia vai ser construída e passa as notas musicais para a obra. Grandes poemas foram musicados e, em grandes rítmos, foram encaixadas as letras de poesias. As melhores letras de musicas que ouvimos e cantamos, na maioria das vezes, foram feitas com dois compositores: um fez a letra e o outro a ritmou - a musicou (como queira). Ou sentaram juntos e, juntos fizeram as duas coisas ao mesmo tempo, - um vai batendo no instrumento musical e o outro vai escrevendo; conforme a batida ou conforme o 'tom', constroi-se a letra final.
A metrificação é para dar a musicalidade ao verso e a todo o poema para enriquecer a sonorização e se tornar algo agradável para o leitor que está lendo ou, então, ao ouvido de quem está ouvindo o poema quando declamado.

Na musica 'Certas Coisas" de autoria de Lulu Santos e Nelson Motta tem um exemplo de como as vogais se unem tornando-se um só som. Em um trecho da letra da musica está escrito:
"A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim".
Lulu Santos canta este trecho com a seguinte sonoridade:
"A vida é mesmo assim
Di (a^e) noite, não e sim".
As vogais "a" e "e" são juntadas com a vogal " i " e se forma um só som, se tornando mais agradável para quem está ouvindo a melodia. E isso é muito bom para os nossos ouvidos. É algo maravilhoso. Nota-se, ao ouvir a musica, que elas estão ocultas e impercebíveis, mas elas estão ali.
Metrificar o poema é torná-lo mais agradável para quem o está lendo.
- Como metrificar os versos de um poema:
Existe uma série de variações de poemas metrificados. Aqui quero comentar e elucidar sobre os "Versos Isométricos", que são versos de uma só medida em todo o poema. Você defini em qual padrão de metrificação quer construir o seu poema e assim ele terá a musicalidade e a sonoridade desejada e um senso mais agradável para quem estiver lendo-o.

Primeiramente precisa-se escrever o poema. Escolha um bom conteúdo e escreva-o. Evite usar vogais com o final tônico ou com acentos agudos do tipo, pó, só, lá, cá, fé, ré, etc.
Exemplo:
"Só sobrou pó e areia".
Só / so / brou / pó / e^a/ reia. 5 sílabas poéticas.
A vogal " ó " neste caso não se une com as demais vogais, devido ter um acento agudo e a sua sonoridade ser forte e acentuado. Se isso acontecer, mude a posição das palavras sem alterar o conteúdo e assim você altera a posição das sílabas poéticas e tambem as quantidades de sílabas, veja como fica:
"Só sobrou areia e pó".
Só / so / brou^a / reia^e / pó. 4 sílabas poéticas.
Evite tambem vírgulas entre as vogais, pois as vírgulas exigem pausa na leitura do texto.

Preferencialmente no poema é bom ter rimas, se houver rimas melhor ainda. Carlos Drummond de Andrade escreveu alguns sonetos metrificados, mas, sem rimas. Estes sonetos são chamados de "sonetos brancos" ou "versos brancos". Nestes sonetos brancos não há rimas, mas, há a exigência de se ter métrica nestes sonetos. Os versos brancos são versos sem rimas, mas, dentro dos versos existem as rimas. Isso é outro tema que poderemos abordar em outra ocasião, pois, é um tema bem delicado e muito amplo.

Mas um poema metrificado é bom ter rimas e podem ser as rimas simples, do tipo:
AABB, ABAB ou ainda ABBA.
Após você definir o conteúdo e o poema estar com as rimas, conte as sílabas poéticas. Vejamos um exemplo:
Vo / cê / pa / ra / mim / é / co / mo^u / ma / mu / sa - 10 sílabas
Me / per / co / dian / te / de / to / da^e / ssa / sua / be / le / za - 12 sílabas
Suas / a / ti / tu / des / dei / xam / mi / nha / men / te / con / fu / sa - 13 sílabas
Quan / do / vem / e / to / ca / nas / mi / nhas / fra / que / zas. 11 sílabas.
A ultima sílaba não é contada e nem considerada na contagem das silabas poéticas. Ela é a silaba que forma a rima e por isso, ela não é contada devido á sonoridade suave no final em um compasso metrificado com as demais rimas. E é um detalhe que geralmente a ultima silaba tem "um som mais leve e suave" em relação á penultima que geralmente, dependendo da obra, é uma silaba tônica.

Avaliando este poema, ele está com um bom conteúdo, as rimas estão boas, mas, está totalmente fora da métrica. Para isso preciso definir em qual padrão de métricas vou escolher. Este poema tem versos com 10, 12, 13 e 11 silabas poéticas e eu preciso definir em qual padrão vou enquadrá-lo e assim metrificá-lo por inteiro seguindo a sequencia única do inicio ao fim. Quanto mais longo o verso, mais fácil será para metrificá-lo.

Os "Poemas Isométricos" têm suas classificações e designações conforme o numero de silabas poéticas, á saber:
- 1 silaba: monossílabo;
- 2 silabas: dissílabo;
- 3 silabas: trissílabo;
- 4 silabas: tetrassílabo;
- 5 silabas: pentassílabo ou redondinho menor;
- 6 silabas: hexassílabo ou heróico quebrado;
- 7 silabas: heptassílabo ou redondinho maior;
- 8 silabas: octassílabo;
- 9 silabas: eneassilabo;
- 10 silabas: decassílabo;
- 11 silabas: hendecassilabo ou alexandrino;
- + de 12 silabas: bárbaro.


Definido em qual padrão vou querer que todo o meu poema fique metrificado, ele vai ter um compasso em todos os versos. Como este meu poema está todo irregular em relação ás métricas nos versos, decidi metrificá-lo em 10 silabas. Construí então um decassílabo. E veja como ficou:

O seu todo para mim. Poema 1.
Vo / cê / pa / ra /mim /é / co / mo^u / ma / mu / sa - 10
Per / co- / me / dian / te / de / tan / ta / be / le / za - 10
Dei / xa^a / mi / nha / men / te / to / da / con / fu / sa - 10
Quan / do / vem / to / car / em / mi / nhas / fra / que / zas. - 10.

Percebe-se que não mexi nas rimas, elas permanecem as mesmas. Quanto ao conteúdo, tambem não houve alteração significativa, pois, a idéia original eu consegui manter.
Pronto, o poema está metrificado em 10 silabs poéticas.
Agora o problema é que este poema tem uma sequencia de 4 poemas e preciso metrificar os outros 3 poemas em 10 silabas poéticas para ficarem todos com a mesma musicalidade do inicio ao fim. Mas este é o grande desafio para se criar obras de arte.

Para se fazer uma obra de arte, construir ou criar alguma coisa nova exige-se uma completa penetração ao âmago do ser e um celibato muito íntimo de quem está criando. Fazer algo descomunal ou inovador requer um sacrifício muito grande. Todo artista tem que ser descomunal, pois, o normal é uma coisa trivial e comum, onde é fácil de se fazer. Devemos criar obras fora do que é normal, fora do que é comum. É ser descomunal e fazer algo descomunal.

E não tenha medo de errar, quando você erra, você aprende.
O poema aqui em referencia "O seu todo para mim" está editado aqui no site em 4 partes. Editei o 1o poema que você leu agora, e depois fui metrificando os outros e os editando com calma, sem pressa. Sem duvida o ultimo foi o mais demorado, pois, eu precisava fechar 'a trama' do poema, fazer o fechamento de todo o conteúdo e a objetividade ao qual me propus á escrevê-lo desde o inicio até o fim e, é claro, metrificá-lo em 10 silabas poéticas.

Então você me pergunta:
- "Mas posso fazer um poema metrificado somente com versos de 4 linhas?"
Sim, você pode, desde que no conteúdo e na trama do poema exista inicio, meio e fim. Veja este exemplo:

Lábios de Mel.
Ah!... / Que / do / ce / sa / bor / tem / os / seus - 8
É / um / pra / zer / po / der / te / bei / jar - 8
Mais / pra / zer / é / sa / ber / que / são / meus - 8
São / so / men / te / meus, / pa / ra / me^a / mar - 8.
Na verdade 'a trama' e 'o conteúdo' deste poema está no titulo do poema. Porém ninguém lê algo antes de ler o titulo, nem mesmo em revistas e nem mesmo em jornais.

O bom é fazer mais de um poema com a mesma sequência de metrificação. Isso demonstrará uma dedicação e criatividade maior ao conjunto da obra.
Existem muitas variantes de poemas metrificados. O ideal é você escolher uma, estudar sobre ela e se especializar, como eu fiz, escolhendo esta técnica de "Poemas Isométricos".
Para fazer a metrificação nos versos do poema, exige tempo, paciência e muita calma.
Quando você termina uma obra existe sempre a ansiedade de querer editá-la, publicá-la ou mostrá-la o mais rápido possível para as pessoas. Neste caso, edite seu poema no site e depois com calma faça a metrificação e o edite na versão 'metrificada' como eu fiz com a obra "Lábios de Mel" onde á editei duas vezes aqui.

Uma pequena conclusão de uma técnica muito ampla:
Assim como na musica, a literatura se renova. Precisamos estar atentos á novas tendências e porque não, criar as novas tendências.
O importante é estar aqui e polemizar, pois, estamos aqui para isso. E somente assim, iremos aprender e crecermos literáriamente cada vez mais. Este assunto é muito amplo e complicado por isso sempre haverá 'escolas' defendendo uma técnica e outras 'escolas' defendendo outras. O importante é debatermos, para evoluirmos cada vez mais.

Espero que eu tenha lhe ajudado."


Escrito por PauloLeandroValoto, que gentilmente nos permitiu a a publicação neste espaço

Ao Paulo Leandro, nosso particular agradecimento

Comentários

  1. obrigado ;)
    me deu uma noção sobre a métrica!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua explicação...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, bem explicativo, mas mesmo assim tenho umas dúvidas:

    No verso (E nos seus olhos me perco!) qnts sílabas tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 sílabas (redondilha maior): e/nos/seus/o/lhos/me/per// (co)

      Excluir
  4. muito legal bem explicado

    ResponderExcluir
  5. Você explica muito bem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto!
    Excelente explicação.
    Parabéns!

    http://didimogusmao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom texto! A explicação está na medida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom texto! A explicação está na medida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui sua opinião sobre o texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

As greves do ABC paulista no final da década de 1970 e anos iniciais da década de 1980, vistas pelas lentes da fotografia engajada

          Toda imagem tem razão de ser: exprime e comunica sentidos. Carrega valores simbólicos; cumpre função religiosa, política, ideológica; presta-se a usos pedagógicos, litúrgicos e até mágicos.     Cartaz pela anistia que a polícia mandou retirar.  São Paulo, SP - 06/12/1978  Crédito: Ricardo Malta/N Imagem O processo que dá origem à fotografia se desenrola num momento histórico específico, em determinado contexto econômico, social, político, estético, religioso, que se configura no instante do registro. Culto ecumênico em memória de líder de sindicato rural assassinado  em Conceição do Araguaia, Pará. 1980. Foto de Juca Martins.  Copyright: Olhar Imagem   Mulher lavando roupa na favela Malvina. Macapá. Amapá. 1983.   Foto de Joao Roberto Ripper.   Copyright :Olhar imagem   Manifestação do Movimento Contra a Carestia. Praça da Sé. SP. 27.08.1978  Foto de Juca Martins.   Copyright: Olhar Imagem Movimento contra carestia, Praça da Sé, São Paulo. 27/08/1980  Crédito: Ricardo