Pular para o conteúdo principal

Aquele que dorme



Quando alguém está de má vontade para fazer algo que lhe pediram é meio caminho andado para a explosão. Pedimos aos nossos adolescentes que ajudem na organização familiar, que juntem suas roupas ou que tomem banho e o fazemos delicadamente. Uma, duas, três. É meu amor pra lá, meu filhinho para cá e nada. Só que os nossos anjinhos estão com os hormônios explodindo em espinhas pela cara e loucos para cantar de galo e enfrentar alguém. Nada que nós também já não tenhamos feito em priscas eras. Agora é a vez deles. Os pais somos nós, os adolescentes são eles é a nossa vez de ter a paciência torrada. Cada um tem o seu papel nesta fase da vida. Podemos do alto da nossa suposta experiência dizer que isto é temporário, que é “aborrecência”, que nós já passamos por isso. Faz parte da afirmação deles contestar os pais e nós não podemos lhes negar este direito. Enganamo-nos quando achamos que embora a delicadeza com que os tratamos para pedir o que eles deveriam fazer por conta própria, o cidadão ronca grosso para encerrar o assunto e aí ninguém chega perto. Principalmente se nós deixamos transparecer que o tom carinhoso de solicitar veio acompanhando de um toque de voz meloso, porém forçado. Pronto, ficou na defensiva. É muito cômoda a estratégia, pois assim não faz o que lhe foi demandado e ainda coloca uma barreira que o protege e impede novos avanços, restando-lhe a alternativa de se fazer de vítima e incompreendido.
Será que explodir é a única maneira possível de se livrar de uma situação incômoda, mesmo que legítima a insatisfação? Botar um “pára-te-quieto” é sinônimo de ser agressivo e grosso. A voz demonstra a contrariedade fazendo com que a pessoa que insiste se sinta ofendida e desmontada, sem forças para ir em frente tornando difícil a retomada do diálogo.
Medimos nosso grau de amadurecimento quando já somos capazes de identificar com clareza os nossos sentimentos. “Estou chorando de raiva porque fui passada para trás, mas sei que não posso descarregar em ninguém porque a boba fui eu que me deixei enrolar e achei cômodo concordar, apostando que o outro ia ser leal comigo, quando estava escrito na cara dele que era da boca para fora”. Ponto final. Chore a vontade mas vá procurar os erros no lugar certo e não amaldiçoar quem percebeu o jogo e se conduziu pelas próprias regras.
Soltar os bichos não é privilégio das nossas crianças. Nós também, que cronologicamente somos mais adultos que eles o fazemos e lançamos mão de armas mais sofisticadas, como o sarcasmo e a ironia. A pessoa faz contrariada aquilo que se pede e depois fica arrancando casquinha de ferida, atazanando com insinuações que só fez por ter sido obrigada, eximindo-se de todas as conseqüências, fazendo papel de vítima e puxando o tapete pelas costas. É quando temos vontade de dizer que não é preciso colaborar se tivermos que pagar o preço de escutar as lamúrias.
A raiva, este dragão que dorme, fica ameaçando se soltar. Aparece sem pedir licença, faz a gente pagar os maiores micos, perder amigos, negócios e nos dá serviço em dobro para recuperar o tempo perdido. Quando a enxergamos nos nossos filhos parece que é fácil diagnosticar e que sabemos a solução para o emburramento constante. Todavia ela nos acompanha por toda a vida, hiberna mansamente até que um ruído possa despertá-la. É aí que vamos pôr a prova nossos sentimentos, descobrir se realmente estamos pensando e agindo como adultos ou se há um bicho hibernando mansamente à espera de um ruído para ser despertado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.

Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009 Literatura - Dicas para novos autores Autor: PauloLeandroValoto "Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas. Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber: - Como faço? - Como é isso? - O que é métrica? - Como metrifico os versos de meus poemas? - Quero fazer um tambem. - Me explique como fazer. Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados. Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras fo

Lidando com opiniões não solicitadas

“Obrigado(a), mas quando eu quero ou preciso de opinião, normalmente eu peço”. Conta-se nos dedos quem tem coragem de dizer a frase acima àquele que resolveu emitir seu parecer sem ter sido consultado, com a fleuma de um súdito da rainha da Inglaterra. Convenhamos, uma resposta dessas ou similar encerra a questão e, se houver, termina também com a amizade ou qualquer relacionamento. Sentimo-nos inclinados a expressar nosso juízo sobre aquilo acontece ao redor, sobre o bate-papo que estamos participando... Até aí tudo bem. Se alguém está abrindo uma questão num grupo presume-se que saiba de antemão que está se expondo e em conseqüência, deve ter capacidade de absorver as argumentações que virão. Do contrário, é melhor nem provocar o assunto. Poucas pessoas se mostram receptivas a críticas quando em público. E se há dificuldade em administrar isso, a tendência da maioria é se esconderem sob o rótulo da timidez. Ou ainda, sob o direito que cada um tem à sua privacidade e reparti-la some